População da Cidade


Foi no início da década de 50 que chegaram os primeiros habitantes ao local onde mais tarde seria Teixeira de Freitas. Na época, destacava-se entre os já moradores os senhores Servídio Nascimento (pai do ex-vereador Osair Nascimento), Aurelino José de Oliveira, Hermenegildo Félix de Almeida, Júlio José de Oliveira (conhecido em Itanhém por Júlio Rico) e, mais tarde, Joel Antunes e Manoel de Etelvina.

(Nota: por tradição, até na legislatura passada, a Câmara Municipal sempre tinha um nativo em seu quadro, o que engrandecia o povo teixeirense. Entretanto, na atual legislatura, essa tradição foi esquecida.).

.

Inicialmente, a localidade recebeu o nome de “Arrepiado” e depois o nome de São José de Itanhém. Somente em 1957 é que passou a ser chamado de Teixeira de Freitas.

.

O município foi emancipado em 9 de maio de 1985, através da Lei n’ 4.452, instalada em 1 de janeiro de 1986. O território do município foi constituído com a fusão de áreas de terras dos municípios de Alcobaça e Caravelas, uma vez que o povoado se localiza em áreas antes pertencentes aos dois municípios. O território local possui uma área de 104.600 hectares. Confronta-se ao Norte com o município de Prado; ao Sul, com o município de Caravelas; ao Leste, com o município de Alcobaça e a Oeste, com os municípios de Medeiros Neto e Vereda.

.

Quando o município foi emancipado em maio de 1985, já possuía uma população estimada em 63 mil habitantes. No primeiro censo como município, em 1991, pulou para 85 547 mil habitantes No censo de 2000 população já era de 107.486. Em 2008, estima-se uma população de mais de 123 858 mil habitantes, somando sede, povoados e zona rural. Esses últimos números foram buscados no site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em Teixeira de Freitas, dados estimados em 2007, com base na taxa de crescimento, mortalidade, imigração e migração, e ainda a fecundidade de mulheres entre a faixa etária de 16 a 32 anos.

.

Fonte: Jornal Alerta de Maio de 2009